A trombose é a terceira causa de morte por doenças cardiovasculares. O tipo mais comum é a trombose venosa profunda
Por Misto Brasília – DF
O Congresso Nacional será iluminado nesta setxa-feira (13) à noite com as cores azul e vermelho, alusivas ao Dia Mundial da Trombose. a trombose venosa é a terceira causa de morte por doenças cardiovasculares em todo o mundo.
O Santuário do Cristo Redentor, localizado no alto do Morro do Corcovado, na cidade do Rio de Janeiro, e o estádio Beira Rio, em Porto Alegre (RS), também serão iluminados de azul e vermelho em homenagem à data.
O tipo mais comum é a trombose venosa profunda (TVP), que ocorre quando o coágulo se forma em uma veia profunda localizada nas pernas, causando dor, calor, inchaço e mudança na coloração da área afetada.
Em alguns casos, o trombo – como é chamado o coágulo sanguíneo – pode acabar se soltando e sendo transportado até os pulmões através da circulação sanguínea, causando a embolia pulmonar (EP), uma das complicações mais graves da trombose. A EP compromete a função da circulação sanguínea, causando dor no peito e falta de ar, podendo até mesmo ser fatal.
“A trombose venosa é a terceira causa de morte por doenças cardiovasculares, e um a dois indivíduos em cada mil, por ano, apresentará um episódio trombótico”, alertamédica hematologista Joyce M. Annichino.
Ela preside a Sociedade Brasileira de Trombose e Hemostasia (SBTH).Para saber mais, acesse o site do Dia Mundial da Trombose e também o site da SBTH.