O Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal é investigado pelo Ministério Público e Polícia Civil
Por Misto Brasília – DF
Está marcada para esta segunda-feira (16), a audiência pública para discutir a situação do Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev). A reunião está prevista para começar às 14 horas na Câmara Legislativa do Distrito Federal.
O Instituto está sendo investigado pela Polícia Civil e Ministério Público. O principal alvo é o presidente afastado Paulo Ricardo Andrade Moita. Há suspeitas de aproveitamento pessoal dos recursos da instituição.
Como o titular está afastado, quem deve dar explicações na audiência da Comissão de Fiscalização e Transparência é a presidente em exercício, Raquel Galvão.
Na pauta estão pedidos de explicações sobre o baixo rendimento dos fundos administrados pelo Instituto, sobre a escolha dos fundos em que serão aplicados os recursos do Instituto e qual a estratégia utilizada na política de investimentos.
A autora do requerimento é a presidente da comissão, deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania). “Esperamos que o Iprev realmente esteja comprometido em esclarecer todos os itens questionados e que são fruto da audiência pública que nossa comissão realizou em maio deste ano”.
A comissão já havia solicitado informações ao instituto sobre várias transações suspeitas, na audiência realizada em maio deste ano. Além dessa iniciativa, em junho deste ano, a comissão também solicitou ao Tribunal de Contas do Distrito Federal a realização de uma auditoria.