Essa autorização se restringe ao exercício em conjunto com o Exército brasilero em exercício de adestramento combinado
Por Misto Brasil – DF
Foi assinado pelo presidente Lula da Silva decreto que autoriza o ingresso e permanência temporária de 294 soldados das forças militares dos Estados Unidos no território brasileiro. O documento foi publicado hoje (19) no Diário Oficial da União.
Essa autorização se restringe ao exercício em conjunto com o Exército brasilero no exercício de adestramento combinado CORE 23 (Combined Operation and Rotation Exercise), no período de 24 de outubro a 20 de novembro de 2023.
De acordo com o decreto, o exercício de adestramento está programado para acontecer em Belém, e nos municípios de Ferreira Gomes, Macapá e Oiapoque, Estado do Amapá.
Os militares americanos estão autorizados a portar armamentos, acessórios, munições, optrônicos, dispositivos ópticos e sensores e equipamentos de comando, controle e comunicação. Em maio passado, o Comando Militar do Norte (CMN) recebeu uma comitiva do Exército dos Estados Unidos para a etapa de preparação da operação.
O exercício combinado com o Exército americano será realizado, pela primeira vez, em território amazônico, de acordo com o Comando Militar do Norte.
As tropas dos dois países irão compartilhar experiências e trocar conhecimentos sobre doutrina e técnicas, táticas e procedimentos de defesa, visando manter os laços históricos entre os países e incrementar a integração e a cooperação entre os dois exércitos, segundo o CMN.