As Forças Armadas serão empregadas no programa que foi anunciado pelo presidente, ministros e chefes do Exército, Marinha e Aeronáutica
Por Misto Brasil – DF
O presidente Lula da Silva (PT) anunciou a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) nos portos de Santos, Rio de Janeiro e Itaguaí, e nos aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro, e de São Paulo, como forma de combater a atuação do crime organizado. Texto em atualização.
A medida, que determina a atuação das Forças Armadas em regiões específicas até o restabelecimento da ordem e da segurança pública, foi explicada em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (1º), em Brasília.
Segundo o presidente, a Marinha trabalhará em conjunto com a Polícia Federal (PF) na baía de Guanabara e nos acessos marítimos ao porto de Santos e ao lago de Itaipu. Já a Polícia Rodoviária Federal e a Força Nacional “manterão os efetivos extras que já estão atuando no policiamento ostensivo no Rio de Janeiro e nas rodovias federais”.
“Esse decreto ele estabelece a criação de uma operação integrada de combate ao crime organizado, e por isso estou fazendo esse decreto de GLO especificamente para o porto do Rio de Janeiro, porto de Santos, porto de Itaguaí, aeroporto do Galeão e aeroporto de Guarulhos”, disse o presidente.
“A Polícia Federal ampliará as ações de inteligência e as operações de prisões e apreensões de bens pertencentes às quadrilhas e milícias, especialmente no Rio de Janeiro”.
O ministro da Justiça e Segurança, Flávio Dino, explicou que as Forças Armadas vão intensificar a ação nas fronteiras terrestres do Brasil principalmente nos estados do Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A faixa tem cerca de 2.200 quilômetros.