As operações aéreas foram autorizadas pela Anac, mas ainda está sendo aguardada a publicação da resolução no Diário Oficial
Por misto Brasil – DF
Assim que for publicada a portaria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Brasília passa a ter voos diretos com o Rio de Janeiro através do Aeroorto Santos Dumont. A aprovação da retomada das operações foi do conselho da Anac.
A decisão aconteceu depois que o governo do Distrito Federal solicitou a volta dos voos ao ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, e à própria agência reguladora. Há uma resoluçào que impede a realizaçào de voos com origem e destino no Aeroporto de Brasília num raio de 400 quilômetros.
“A limitação dos voos para o Santos Dumont estava prejudicando essa importante ligação entre Brasília e o Rio de Janeiro. A revogação vem em boa hora, o ministro Silvio Costa teve sensibilidade em atender o nosso pedido e quem ganha é a população”, explicou o governador Ibaneis Rocha, de acordo com a Agência Brasília.
O Santos Dumont passa a operar sem restrição de destinos, mas com um limite de 6,5 milhões de passageiros, medida que passará a vigorar a partir de janeiro.
O secretário de Turismo do Distrito Federal, Cristiano Araújo, comentou que o Aeroporto de Brasília “é uma parada estratégica pela sua centralidade. Essa não era uma demanda exclusiva do GDF, mas de toda nossa população que volta a ter essa alternativa para voos com destino ao Rio de Janeiro”.