Ícone do site Misto Brasil

Posto de controle é fechado e brasileiros ficam retidos na Faixa de Gaza

Ministro Mauro Vieira Relações Exteriores Misto Brasília

Mauro Vieira é o ministro das Relações Exteriores do Brasil/Arquivo/Agência Senado

A repatriação estava prevista para esta sexta-feira, mas o posto de controle da fronteira com o Egito não foi aberto

Por Misto Brasil – DF

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, admitiu há pouco em entrevista à imprensa, que não há data para a liberação dos 34 brasileiros (18 crianças) de Rafah, na Faixa de Gaza, para o Egito. Até agora passaram nacionais dos Estados Unidos e Grã-Bretanha.

Os brasileiros estão divididos em dois grupos e vivem uma situação de insegurança e de estresse, admitiu o ministro. Outros estrangeiros também estão retidos e não podem atravessar a fronteira.

Leia – brasileiros estão no posto de controle

A repatriação estava prevista para esta sexta-feira (10), mas o posto de controle da fronteira com o Egito não foi aberto. Passaram apenas quatro ambulâncias, como aconteceu nos últimos três dias. Nestas negociações também estão envolvidos diplomatas de Catar e Arábia Saudita, entre outros países da região.

Mauro Vieira disse que teve quatro contatos telefônicos com o ministro das Relações Exteriores do Egito e de Israel e também com autoridades palestinas. A lista com os nomes dos brasileiros foi compartilhado há 20 dias com as autoridades israelenses, palestinas e egípcias.

“A situação em Gaza não me permite se será hoje ou quando, em função da situação. O governo tem mantido contato com as autoridades do mais alto nível, para a libertação dos brasileiros no menor prazo possível”.

“A passagem é complexa, porque em Rafah fica aberta em algumas horas por dia. Primeiro passam as ambulâncias e depois passam os nacionais. Foi o que aconteceu nos últimos três dias”.

Sair da versão mobile