Ícone do site Misto Brasil

Dólar perdeu força e Ibovespa fechou em forte alta

Combate à corrupção dólar Misto Brasília

O dólar norte-americano é a moeda preferida em todo o mundo/Arquivo/ONU

A inflação suave nos EUA, para especialistas, reforça a tendência de manutenção dos juros na maior economia do mundo

Por Misto Brasil – DF

O Ibovespa fechou em forte alta de 2,29% nesta terça-feira (14), aos 123.165 pontos, no maior nível desde o dia 3 de agosto de 2021.

O dólar perdeu força mundialmente, com o DXY, índice que mede a força da moeda americana frente a outras de países desenvolvidos, recuando, 1,49%, aos 104,06 pontos. Frente ao real, o recuo foi de 0,93%, a R$ 4,862 na compra e na venda, informou o Infomoney.

Apesar da véspera de feriado no Brasil, a perspectiva de notícias importantes saírem enquanto o pregão estará fechado, nesta quarta, não foi suficiente para fazer os investidores manterem a cautela, após a publicação do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) nos Estados Unidos animar os mercados.

O número, referente ao mês de outubro, ficou estável na base mensal, desacelerando frente a alta de 0,4% em setembro e ainda aquém do consenso Refinitiv, que projetava alta de 0,1% na base mensal.

A inflação suave nos EUA, para especialistas, reforça a tendência de manutenção dos juros na maior economia do mundo – a despeito de a maioria dos economistas ainda ver que o início do ciclo de cortes está distante.

“O mercado realmente refletiu uma possível parada na alta da taxa de juros dos Estados Unidos e até projetou alguns cortes no primeiro semestre do ano que vem. Tanto o resultado da inflação total quanto o núcleo vieram abaixo das expectativas, reforçando a tese de que a gente não vai ter novos aumentos na próxima reunião do Fomc [Comitê Federal de Mercado Aberto]”, diz André Luiz Rocha, operador de renda variável da Manchester Investimentos.

Os treasuries yields para dez anos, com isso, caíram 17.9 pontos-base, a 4,453%, e os para dois anos, 20,9 pontos, a 4,832%.

Sair da versão mobile