Ícone do site Misto Brasil

Remédios comprados pelos hospitais tiveram queda de preço em outubro

Covid-19 hospital Misto Brasília

Os remédios têm uma influência significativo no custo dos hospitais/Arquivo/Reprodução/DW

Alguns grupos tiveram influência nesta redução, como àqueles usados no tratamento de algumas patologias e no sistema nervoso

Por Misto Brasil – DF

Os preços dos remédios comprados pelos hospitais tiveram queda de 0,46% no mês de outubro.

A maior influência para o recuo nos valores foi por conta dos grupos do sistema musculoesquelético e nervoso, de preparados hormonais e agentes antineoplásicos (quimioterápicos utilizados no tratamento de algumas patologias, dentre elas formas variadas de câncer).

O levantamento é do Índice de Preços de Medicamentos para Hospitais (IPM-H). Outra influência nos preços foram os medicamentos atuantes sobre o sistema musculoesquelético e sistema nervoso.

Os seguintes grupos terapêuticos registraram quedas nos preços em outubro de 2023: sistema musculoesquelético (-1,70%); sistema nervoso (-1,34%); preparados hormonais (-1,13%); agentes antineoplásicos (-1,02%); órgãos sensitivos (-0,98%); aparelho geniturinário (-0,87%); aparelho respiratório (-0,72%); sangue e órgãos hematopoiéticos (-0,14%); imunoterápicos, vacinas e antialérgicos (-0,02%).

Em contraste, houve incremento nos preços de medicamentos classificados nos grupos: aparelho digestivo e metabolismo (+4,24%); anti-infecciosos gerais para uso sistêmico (+3,32%) e aparelho cardiovascular (+0,66%).

Segundo o economista e pesquisador da Fipe, Bruno Oliva, o resultado registrado pelo IPM-H em outubro foi compatível com o comportamento sazonal para esse mês na série histórica.

“Entre 2014 e 2022, a variação média registrada pelo IPM-H no mês de outubro foi de -0,60%, muito próxima do comportamento do índice no último mês, de -0,46%”.

Sair da versão mobile