Ícone do site Misto Brasil

Nova identidade já pode ser emitida no Distrito Federal

Na Hora posto rodoviária Brasília Misto Brasília

Posto do Na Hora da rodoviária onde pode ser agendado a nova CIN/Divulgação

Compartilhe:

Antes de procurar o posto da Polícia Civil, é preciso verificar os dados pela internet na Receita Federal para checar ou alterar dados

Por Misto Brasília – DF

O Distrito Federal é o décimo-segundo ente federado a emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN). O serviço começou ontem (21) pelo Instituto de Identificação da Polícia Civil.

O novo documento de identidade  acaba com a duplicidade na identificação e passa a ter o mesmo número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). O atendimento pode ser feito nos postos do Na Hora ou agendar horário pela internet.

Antes de se dirigir até o posto de identificação, você deve fazer uma pesquisa sobre o seu CPF no site da Receita Federal. Se ele consta como regular ou pendente de regularização, você está apto para fazer identidade nacional”, explicou a diretora-adjunto do Instituto, Vanessa Spagnolo.

“Se consta como suspenso ou cancelado, você deve se dirigir até um posto da Receita Federal ou buscar atendimento pela internet. É muito importante também observar se os seus dados estão atualizados, principalmente o seu nome completo, data de nascimento e o nome da mãe”.

Até agora, o sistema de identificação está disponível no Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Acre, Piauí e Pernambuco, Amazonas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Alagoas

A ideia é que, apenas com a CIN, o cidadão possa ter acesso a seus prontuários no SUS, a benefícios como o Bolsa Família, registros no INSS, além de informações fiscais, tributárias e ligadas ao exercício de obrigações políticas, como o alistamento eleitoral e o voto.

Um grande diferencial da Carteira de Identidade Nacional é o uso da tecnologia blockchain para sincronizar dados com a Receita Federal. É o mesmo sistema criado para o bitcoin e outras criptomoedas.

Após o órgão de identificação civil emitir o documento físico, é possível obter a versão digital da CIN. Para isso, basta adicionar a carteira no aplicativo Gov.br, no ambiente “carteira de documentos”. Assim, a pessoa também pode utilizar a nova identidade a partir do seu celular. O tutorial pode ser conferido aqui. 

Sair da versão mobile