Ícone do site Misto Brasil

Primeiro grupo de 13 reféns do Hamas será libertado à tarde

Faixa de Gaza corpo guerra Misto Brasil

Corpo no cháo na rua deserta e prédios destruídos na Faixa de Gaza/Arquivo/Reprodução vídeo

Programa Alimentar Mundial (PAM) afirma ter mais de 100 caminhões com cerca de 1.300 toneladas de alimentos

Por Misto Brasil – DF

O Catar anunciou detalhes importantes da planejada pausa nos combates e libertação de reféns israelenses detidos em Gaza pelo Hamas

Um responsável afirmou que o cessar-fogo temporário terá início às 07h00 locais de sexta-feira e que o primeiro grupo de 13 reféns será libertado às 16h00. O fuso horário de Israel com o Brasil é de cinco horas a mais.

A pausa nos combates deveria inicialmente começar mais cedo – mas uma fonte do governo israelense disse à BBC que o Hamas havia feito exigências extras

Na primeira fase do acordo, o Hamas deverá libertar 50 reféns de Gaza e Israel libertará 150 prisioneiros palestinos.

Noutros desenvolvimentos da guerra, o diretor do hospital al-Shifa, no norte de Gaza, foi detido pelas autoridades israelitas para interrogatório.

Israel diz ter encontrado provas que mostram que o hospital – sob a sua gestão – era um centro de comando do Hamas; algo que o próprio Hamas há muito nega.

O Programa Alimentar Mundial (PAM) afirma ter mais de 100 caminhões com cerca de 1.300 toneladas de alimentos prontos para entrar em Gaza assim que a trégua temporária entrar em vigor.

Em declarações à BBC, o porta-voz do PAM para o Médio Oriente, Abeer Etefa, afirmou que embora a trégua temporária seja um “passo em frente”, apenas um cessar-fogo total permitirá que as necessidades humanitárias em Gaza sejam devidamente satisfeitas.

Sair da versão mobile