Ícone do site Misto Brasil

Novo acordo amplia combate às fraudes bancárias eletrônicas

Pix sistema de pagamentos Misto Brasília

A digitalizaçào do sistema bancário facilita o uso do Pix/Arquivo/BPP

A parceria que desde desde 2007, aperfeiçoa a Plataforma Tentáculos alimentada pelos bancos e gerenciada pela Polícia Federal

Por Misto Brasil – DF

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Polícia Federal assinaram hoje (24) à tarde um novo Acordo de Cooperação Técnica para combater as fraudas bancárias eletrônicas.

Um dos principais pontos é o apoio dos bancos no aperfeiçoamento da chamada Plataforma Tentáculos, hospedada na infraestrutura de TI da Polícia Federal. Vai permitir a troca de informações com as polícias civis dos estados.

Oo Projeto Tentáculos centraliza todas as notícias-crime de fraudes em um repositório único de dados. Em outubro de 2007, a PF e a Febraban assinaram o primeiro ACT.

De 2018 a 2023, foram deflagradas cerca de 200 operações e cumpridos 445 mandatos de busca e apreensão, além de 81 prisões. Atualmente, 25 bancos participam do Projeto Tentáculos.

De 2018 a 2023, foram deflagradas cerca de 200 operações e cumpridos 445 mandatos de busca e apreensão, além de 81 prisões.

“Atualmente, cerca de 8 em cada dez transações bancárias são feitas pelos meios digitais”, informou o presidente da Febraban, Isaac Sidney,

“Esse acordo eleva o patamar em que estamos trabalhando, incrementado a maior plataforma global em relação e fraudes bancárias, com ações de capacitação, treinamentos, integração das bases de dados e de sistemas”, comentou o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.

Sair da versão mobile