Ícone do site Misto Brasil

Casos de crimes cibernéticos em Goiás crescem 1000% neste ano

Celular hábito jovens Misto Brasília

Ninguém dispensa o uso do celular, mesmo quando nós estamos em grupo/Arquivo/Reprodução/DW

Compartilhe:

Estima-se que sejam registrados no estado pelo menos 1.340 casos de tentativas de fraude eletrônica por mês, ou 44 por dia

Por Misto Brasil – DF

O estado de Goiás deverá fechar o ano com crescimento de mais de 1000% no número de casos de crimes cibernéticos se comprado com o ano passado. O levantamento realizado pela consultoria especializada em cibersegurança, Redbelt Security.

Estima-se que sejam registrados no estado pelo menos 1.340 casos de tentativas de fraude eletrônica por mês, ou 44 por dia. A tendência é que no mês de dezembro o número triplique, devido ao Natal.

Apenas neste ano, mais de 17 mil goianos caíram em golpes como esses. Atualmente, 91% de todos os ataques começam com um e-mail de phishing enviado para uma vítima desavisada.

O diretor da consultoria, Matheus Borges, adverte que esta época demanda atenção redobrada. Os cibercriminosos estão mais atentos e se aproveitam do clima otimista para persuadir as pessoas que, ao clicarem em links maliciosos, se tornam vítimas de diversos tipos de fraudes.

“O conceito de senha segura mudou. Anos atrás, bastava inserir uma letra maiúscula, um número, e formar uma palavra como ‘S3nH@’ para despistar invasores. Uma senha com 6 caracteres, entre números e letras maiúsculas e minúsculas, leva menos de um segundo para ser quebrada por um cibercriminoso”.

A fraude eletrônica é o tipo de golpe que mais faz vítimas na região Centro-Oeste. O cibercriminoso engana a pessoa por meio de redes sociais, contatos telefônicos (vishings), e-mails falsos (phishings) ou WhatsApp.

Sair da versão mobile