De acordo com o Ministério da Saúde, o imunizante Qdenga está em avaliação no Sistema Único de Saúde
Por Paula Laboissiêre – DF
O Ministério da Saúde abre nesta quinta-feira (07) consulta pública sobre a proposta de incorporação ao Sistema Único de Saúde (SUS) da vacina contra a dengue.
De acordo com a pasta, o imunizante Qdenga está em avaliação pela Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec).
Em nota, a pasta informou que, após reunião realizada nessa quarta-feira (06), considerando o cenário epidemiológico, a comissão recomendou a incorporação do imunizante inicialmente para localidades e públicos prioritários que serão definidos pelo Programa Nacional de Imunizações.
A definição dos grupos e localidades deve considera ainda as regiões de maior incidência e transmissão da dengue e as faixas etárias de maior risco para agravamento da doença.
A restrição de público, segundo o ministério, também leva em conta a capacidade de fornecimento de doses por parte da fabricante.
Diante da identificação de duas novas sublinhagens do vírus da Covid-19 no país, o Ministério da Saúde passou a recomendar uma nova dose da vacina bivalente para pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos que tenham recebido a última dose do imunizante há mais de seis meses.
“Seguimos atentos ao cenário epidemiológico da Covid-19. Com a identificação de duas novas sublinhagens no país, a JN.1 e JG.3, decidimos antecipar para grupos prioritários uma nova dose da vacina bivalente.
A vacinação é essencial para nossa proteção”, twitou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.