Ícone do site Misto Brasil

Relatório da da LDO obriga governo a empenhar todas as emendas impositivas

Deputado Danilo Forte Câmara Misto Brasília

Danilo Forte foi relator do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024/Arquivo

Compartilhe:

Emendas impositivas são aquelas que têm execução orçamentária e financeira obrigatórias pelo Poder Executivo

Por Misto Brasil – DF

O relator do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024, deputado Danilo Forte (União Brasil-CE), incluiu em seu parecer ao texto um dispositivo que obriga o governo a empenhar todas as emendas impositivas no primeiro semestre do exercício.

A expectativa é que a matéria seja votada pela Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional na próxima semana. Depois disso, ele ainda precisará passar pelos plenários das duas casas legislativas, segundo publicou o Infomoney.

Emendas impositivas são aquelas que têm execução orçamentária (empenho e liquidação) e financeira (pagamento) obrigatórias pelo Poder Executivo − exceto em casos de impedimento de ordem técnica. É o caso das emendas individuais apresentadas por deputados e senadores e daquelas de bancada.

Atualmente, o governo decide o momento da liberação de emendas − o que favorece o uso político do instrumento, com a aceleração ou o esfriamento do fluxo dependendo da dinâmica de votações de interesse do Palácio do Planalto no Poder Legislativo.

Caso o dispositivo seja mantido no texto, o governo do presidente Lula da Silva (PT) terá ainda menos margem de manobra na execução orçamentária. Com essa regra, o destino de toda a verba de emendas impositivas precisará ser definido até o fim de junho, podendo apenas a execução ser programada para a segunda metade do ano.

Pelo texto, os congressistas terão até 15 dias após o início do ano legislativo para cadastrar projetos elegíveis como emendas impositivas − sejam elas individuais ou de bancada. Após um período de 120 dias de análise, aquelas sem qualquer impedimento técnico terão de ser empenhadas em no máximo 30 dias. O empenho é a última fase antes do pagamento para execução.

Sair da versão mobile