Na análise por segmentos feito nesta pesquisa, o relatório indicou que quatro registraram um aumento anual significativo
Por Misto Brasil – DF
O Distrito Federal experimentou um crescimento de 6,1% do volume de vendas no mês de novembro. A constatação é da 11ª edição do Índice de Atividade Econômica Stone Varejo em parceria com o Instituto Propague.
Na análise por segmentos, o relatório indicou que quatro registraram um aumento anual significativo. O setor de móveis e eletrodomésticos liderou as estatísticas, com uma alta de 5,5%, seguido por tecidos, vestuário e calçados (2,7%).
Na sequência aparecem hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,4%) e material de construção (0,2%).
Os setores de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos, registrou queda de 1,8% e livros, jornais, revistas e papelaria, 5,6%.
Segundo a pesquisa, apenas quatro estados registraram alta na comparação ano contra ano. Foram o Pará (2,9%), Tocantins (2,8%), Mato Grosso do Sul (1,2%) e Piauí (0,5%).
Com relação às quedas os destaques foram nas regiões Norte e Nordeste, Amapá (23,3%), Sergipe (10,5%), Alagoas (9,4%). Nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, Santa Catarina (7,7%), Rio Grande do Sul (7,3%) e Mato Grosso (6,7%).
“Após a surpresa dos dados negativos do mês anterior, os resultados levantados nesta edição revelam uma perspectiva de retomada para o fechamento do ano, que foi impulsionado pelas vendas na black friday”, observou o pesquisador econômico e cientista de dados da Stone, responsável pelo levantamento, Matheus Calvelli.
