O índice é o maior desde 2019, que antecedeu a pandemia. Setor comemora a elevaçào média do preço das diárias
Por Misto Brasil – DF
A indústria hoteleira comemorou na sexta-feira (15) à noite a ocupação dos hoteis neste ano. Os resultados superaram 2019, quando a taxa de ocupação foi de 59,43%.
Até o mês de novembro, os hoteis do Distrito Federal registram 65,71%. Além da ocupação, o setor também identificou que o valor média da diária passou de R$ 297,14 para R$ 460,65.
Os números foram apresentados pelo presidente da Associação Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Distrito Federal (Abih-DF), Henrique Severian. Foi durante um jantar realizado no Brasília Palace Hotel.
No encontro foram homenageados o empresário Paulo Octávio, o secretário de Turismo, Cristiano Araújo, o presidente da Abih Nacional, Manoel Cardoso Linhares, e o deputado distrital Roosevelt Vilella (PL).
“Nada seria possível sem o governador Ibaneis Rocha, que incentivou os grandes eventos. O turismo é econômico e, se não há investimento, não há retorno”, observou Severian.
Foram importantes para o setor, segundo a Abih-DF, a redução da alíquota de ISS, de 5% para 3%. A suspensão das parcelas do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) durante a pandemia.
Além disso, foi importante a inclusão da hotelaria do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse). O setor também comemora a incentivo no regime de desconto na reforma tributária, que define a carga da hotelaria em 15%.
E hoje (16) aconteceu posse de 90 membros do Conselho Nacional de Turismo (CNT). O órgão responsável pelo assessoramento técnico do Ministério do Turismo auxilia na definição e na implementação de políticas públicas. Veja a nova composição do CNT.
Foram criadas, ainda, duas novas câmaras permanentes: incentivo ao turismo em comunidades negras, indígenas e comunidades tradicionais e de segurança turística. Os dois atos aconteceram durante o Salão Nacional de Turismo, que termina neste domingo (17) na Arena BRB Mané Garrincha.
