Ícone do site Misto Brasil

Distrito Federal registrou aumento da cobertura vacinal em 2023

Carro da vacina DF Misto Brasília

Carro da Vacina percorreu as ruas das áreas periféricas do DF/Arquivo/Divulgação/SES

A estratégia adotada pelo Ministério da Saúde foi levar a vacinação para perto da população, segundo foi divulgado nesta sexta-feira

Por Maria Eduarda – DF

O Distrito Federal registrou um aumento da cobertura vacinal em 2023, segundo os dados do Ministério da Saúde do período de janeiro a outubro.

Os números da cobertura vacinal da segunda dose contra tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) saltaram de 61,5% em 2022, para 77,3% neste ano, o que representa um aumento de 15,8%.

As aplicações da DTP (difteria, tétano e coqueluche) tiveram o percentual de 83,2%, com crescimento de 13,1 pontos percentuais em relação ao ano passado, cujos índices ficaram em 70,1%.

O percentual vacinal da hepatite A saltou para 88,5% em 2023, com aumento de 11,4%, em relação ao ano passado que foi de 78,1%. Na vacinação contra a influenza (gripe), aplicou-se cerca de um milhão de doses de março a dezembro.

Destaque para a cobertura vacinal de professores (95,3%) e idosos (61,4%), segundo os dados da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF).

Em relação à Covid-19, de janeiro a dezembro, foram aplicadas mais de 2,5 milhões de primeiras doses, mais de 2,4 milhões de segundas doses e mais de 1,5 milhão de doses de reforço, segundo a SES-DF.

A estratégia adotada pelo Ministério da Saúde em 2023, foi levar a vacinação para perto da população através da imunização extramuros, nos órgãos públicos, ampliação do horário das salas de imunização e busca ativa de não vacinados também desempenhou papel importante nesse progresso.

Sair da versão mobile