A política de incentivo das empresas ajudou a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho
Por Maria Eduarda – DF
A busca por oportunidades de emprego destinados para a pessoas com deficiência (PcDs) cresceu em 2023, segundo dados do Banco Nacional de Empregos (BNE).
Em comparação a 2022, o número de currículos cadastrados na plataforma subiu de 1.759 para 3.922 em 2023, representando um crescimento de aproximadamente 123%.
A política de incentivo das empresas para a inclusão de pessoas PCds no mercado de trabalho é uma explicação para o aumento deste número neste ano, segundo José Tortato, Diretor de Operações do BNE.
“Empresas de diversos setores têm adotado políticas mais inclusivas, criando um ambiente de trabalho mais equitativo e contribuindo para uma sociedade mais justa e inclusiva para todos”.
Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) com IBGE em 2022, estima-se que existam 18,6 milhões de pessoas com deficiência no Brasil.
No mercado de trabalho formal apenas 26,6% das pessoas PCds conseguem se inserir, enquanto 55% trabalham em situação de informalidade. O nível de ocupação para o resto da população é de 60,7%, segundo o IBGE.
O rendimento médio real também diferente entre pessoas com deficiência e sem: para o primeiro grupo, a renda foi de R$ 1.860, enquanto o segundo chegou a R$ 2.690, uma diferença de 30%.