O processo de filiação está sendo investigado. Uma advogada é suspeita de alterar a Certidão de Filiação Partidária do presidente
Por Misto Brasil – DF
A Polícia Federal vai investigar a filiação do presidente Lula da Silva no Partido Liberal (PL), Formalmente o presidente estava desligado do Partido dos Trabalhadores (PT) desde julho do ano passado.
Lula da Silva é fundador do PT e esta alteração partidária não foi solicitada pelo presidente.
O principal suspeito de alterar a filiação partidária no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é uma advogada chamada Ana Daniela Leite e Aguiar, que trabalha para o PL. Procurada pela mídia, ela disse que não vai se manifestar.
A decisão de investigar o caso partiu do TSE. Conforme registrou O Globo, a Certidão de Filiação Partidária do petista mostrava que ele estava formalmente desligado do partido, quando passou a integrar os quadros do PL em São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo.
O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, determinou a apuração do caso.
“Considerando a existência de indícios de crime a partir da inserção de dados falsos em sistema eleitoral, encaminhem-se cópia dos presentes autos ao diretor-geral da Polícia Federal para adoção de todas as providências cabíveis que deverão, oportunamente, ser informadas a este Tribunal Superior Eleitoral”.
A apuração interna do TSE descartou a possibilidade de “ataque ao sistema ou falha na sua programação”.
A corte eleitoral identificou o uso de “credenciais válidas para o registro de uma nova filiação falsa” feitas pelo login da advogada Ana Daniela Leite e Aguiar, que presta serviços ao PL.