Ícone do site Misto Brasil

Lula da Silva está filiado no PL desde julho do ano passado

Lula da Silva discurso ONU Misto Brasília

Lula da Silva durante discurso na assembleia da ONU/Arquivo/Reprodução TV

Compartilhe:

O processo de filiação está sendo investigado. Uma advogada é suspeita de alterar a Certidão de Filiação Partidária do presidente

Por Misto Brasil – DF

A Polícia Federal vai investigar a filiação do presidente Lula da Silva no Partido Liberal (PL), Formalmente o presidente estava desligado do Partido dos Trabalhadores (PT) desde julho do ano passado.

Lula da Silva é fundador do PT e esta alteração partidária não foi solicitada pelo presidente.

O principal suspeito de alterar a filiação partidária no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é uma advogada chamada Ana Daniela Leite e Aguiar, que trabalha para o PL. Procurada pela mídia, ela disse que não vai se manifestar.

A decisão de investigar o caso partiu do TSE. Conforme registrou O Globo, a Certidão de Filiação Partidária do petista mostrava que ele estava formalmente desligado do partido, quando passou a integrar os quadros do PL em São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo.

O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, determinou a apuração do caso.

“Considerando a existência de indícios de crime a partir da inserção de dados falsos em sistema eleitoral, encaminhem-se cópia dos presentes autos ao diretor-geral da Polícia Federal para adoção de todas as providências cabíveis que deverão, oportunamente, ser informadas a este Tribunal Superior Eleitoral”.

A apuração interna do TSE descartou a possibilidade de “ataque ao sistema ou falha na sua programação”.

A corte eleitoral identificou o uso de “credenciais válidas para o registro de uma nova filiação falsa” feitas pelo login da advogada Ana Daniela Leite e Aguiar, que presta serviços ao PL.

Sair da versão mobile