Margrethe 2ª, a monarca mais longeva no trono, que abdicará em favor de seu filho mais velho, o príncipe herdeiro Frederik, 55 anos
Por Misto Brasil – DF
Apesar das temperaturas congelantes, em torno de 0° C, centenas de pessoas se acotovelam desde as primeiras horas deste domingo (14) em frente ao palácio Christiansborg para assistir à cerimônia de proclamação do novo monarca da Dinamarca.
A Dinamarca encerra o reinado de 52 anos de Margrethe 2ª, a monarca mais longeva no trono, que abdicará em favor de seu filho mais velho, o príncipe herdeiro Frederik, 55 anos, informou a DW.
Desde que o país nórdico se tornou uma monarquia hereditária em 1660, nenhum rei ou rainha abdicou, sendo que o último precedente data de 1146, quando Erich 3° deixou o trono para se retirar para um mosteiro.
O anúncio inesperado feito pela monarca em seu tradicional discurso de Ano Novo – ela não contou aos filhos até três dias antes, conforme confirmado pela Casa Real – pegou o país de surpresa, embora a decisão tenha recebido amplo apoio.
Hoy, 14 de enero de 2024 se cumplen 52 años del acceso al trono de la #ReinaMargarita.
En ese mismo lugar, Su Majestad la Reina, se despedirá de los daneses para siempre. Hoy este día pasará a la historia por ser la proclamación del rey Federico. #Abdicación #Denmark pic.twitter.com/kDhYukbNf9
— Jose M. (@Josemn1_) January 14, 2024
A rainha, que reiterou várias vezes que seu cargo era “vitalício”, justificou sua aposentadoria recorrendo à sua idade (83 anos), aos problemas decorrentes de uma complicada operação nas costas e à necessidade de abrir caminho para a nova geração.
A escolha da data não é coincidência: em 14 de janeiro de 1972, a então princesa herdeira foi proclamada rainha da sacada do Castelo de Christiansborg, a sede do Parlamento em Copenhague, após a morte horas antes de seu pai, Frederik 9°.
Antes da proclamação, e depois que a sucessão entrar em vigor, Frederik e a nova rainha Mary farão uma pequena recepção com a presença de Frederiksen e dos presidentes da Groenlândia e das Ilhas Faroe, territórios autônomos dinamarqueses, entre outros.
Não haverá convidados reais de outros países na cerimônia, de acordo com a tradição dinamarquesa, que também não inclui coroação, informou a Casa Real, mas Frederik estará acompanhado de seu irmão mais novo, o príncipe Joachim, sem a esposa e os filhos, que, como ele, moram em Washington, e sua irmã mais velha, Mary.
