Na edição de 2022, a penúltima do exame nacional, apenas 18 candidatos alcançaram a nota máxima
Por Paula Laboisssiêre – DF
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que 60 candidatos tiraram nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023.
Na edição anterior, em 2022, apenas 18 candidatos alcançaram a nota máxima. As notas devem ser conferidas neste link. No entanto, o site apresenta instabilidade, e muitos candidatos não conseguem acessar seus resultados.
Para acessar as notas, é preciso usar o login gov.br, com CPF e senha do candidato. Os classificados podem concorrer às vagas, além das instituições de ensino que aderiram ao programa, ao Fies, Sisu e Prouni.
Leia – resultados do Enem serão divulgados nesta terça-feira
Os números mostram que, do total de 60, apenas quatro candidatos são oriundos da rede pública de ensino, sendo que 40% do total dos estudantes que participaram do exame nacional são da rede pública.
Para o diretor de Avaliação da Educação Básica do Ministério da Educação, Rubens Lacerda, o principal motivo para o aumento de notas mil na redação foi o tema: desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil.
“Foi um tema relevante socialmente, discutido amplamente. Isso permitiu que as pessoas tivessem condição para discutir esse tema com, não vou dizer facilidade, mas uma certa fluidez. E isso permitiu o aumento das notas mil este ano”.
A participação dos estudantes da rede pública, houve aumento na participação deles. Em 2022, 38,1% dos estudantes que concluíram o ensino médio fizeram o exame. Em 2023, esse percentual subiu para 46,7%.