Ícone do site Misto Brasil

Portugal vai integrar as forças de segurança no Mar Vermelho

Golfo de Áden Mar Vermelho Misto Brasil

Golfo de Áden fica na região do Mar Vermelhpo/Arquivo

Compartilhe:

A diplomacia do bloco europeu discutiu a criação de uma missão no Mar Vermelho para repelir os ataques das milícias houthis do Iêmen

Por Misto Brasul – DF

De acordo com a mídia de Portugal, o país vai integrar a iniciativa da União Europeia (UE) no Mar Vermelho e medir as capacidades de resposta ante a ameaça de ataques na região, afirmou na segunda-feira (22), o ministro dos Negócios Estrangeiros do país.

“Portugal apoiará esta missão […], incluirá uma componente de capacidade de intervenção em defesa de navios que estejam a ser ameaçados e do nosso lado o Ministério da Defesa dirá qual é a disponibilidade para apoiarmos. Não será seguramente com uma fragata ou um navio, mas haverá alguma participação do nosso lado”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros português, João Gomes Cravinho, no final da reunião dos ministros das Relações Exteriores do bloco, em Bruxelas.

Segundo o Correio da Manhã, a diplomacia do bloco europeu discutiu a criação de uma missão no Mar Vermelho para repelir os ataques das milícias houthis do Iêmen à navegação internacional.

O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, mais cedo, já havia pontuado o acordo da UE em, “a princípio”, lançar uma missão de segurança conjunta no mar Vermelho e manter presença na região a espelho dos EUA e do Reino Unido.

Sair da versão mobile