A decisão turca deixa a Hungria como o único dos 31 países-membros que ainda não aprovou a entrada sueca na aliança
Por Misto Brasil – DF
O Parlamento da Turquia aprovou nesta terça-feira (23), após 20 meses de atraso, a adesão da Suécia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) – eliminando, assim, um dos últimos obstáculos para a expansão da aliança militar ocidental.
A votação na Assembleia turca, em que a aliança governista do presidente Recep Tayyip Erdogan detém maioria, terminou com 287 votos a favor, 55 contra e quatro abstenções. Veja o mapa dos países da Otan logo abaixo.
Com a aprovação na Casa, Erdogan deve agora assinar o chamado protocolo de adesão, que precisa ser publicado no Diário Oficial para se tornar lei.
A decisão turca desta terça-feira deixa a Hungria como o único dos 31 países-membros da Otan que ainda não aprovou a entrada sueca na aliança. Todos os países que integram o grupo precisam ratificar a adesão de um novo membro.
O primeiro-ministro da Suécia, Ulf Kristersson, saudou a decisão do Parlamento turco em mensagem nas redes sociais. “Hoje estamos um passo mais próximos de nos tornarmos um membro da Otan”, escreveu.
O chefe da Otan, Jens Stoltenberg, também comemorou a aprovação de Ancara, dizendo que agora “conta com a Hungria para concluir sua ratificação nacional o mais rápido possível”.
Os Estados Unidos disseram que a “Suécia é um parceiro de defesa forte e capaz, cuja adesão à Otan tornará os EUA e a aliança mais seguros e mais fortes”.
A entrada da Suécia como 32º membro da Otan tornaria toda a costa do Báltico território da aliança, exceto a costa russa e seu exclave de Kaliningrado.