A ação está prevista para ocorrer nos dez maiores aeroportos do país. Na quarta-feira haverá um protesto no Ministério da Fazenda
Por Misto Brasil – DF
Em greve há dois meses, os auditores fiscais da Receita Federal farão operação-padrão nesta terça-feira (29) que prevê inspeções mais rigorosas nas bagagens de passageiros que desembarcarem de voos internacionais.
A ação está prevista para ocorrer nos dez maiores aeroportos do país.
Os aeroportos que serão afetados são os Brasília, Confins (MG), Corumbá (MS), Fortaleza, Galeão (RJ), Guarulhos (SP), João Pessoa, Porto Alegre, Recife e Viracopos (SP).
Na semana passada, os auditores-fiscais fizeram greve nos portos, aeroportos e pontos de fronteira de alfândega com foco nas cargas. Segundo o Sindifisco dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco Nacional), a operação-padrão será ampliada para a fiscalização de bagagens, com a expectativa de filas no interior dos aeroportos.
Os auditores da Receita Federal cobram o recebimento de um bônus de produtividade previsto pela Lei 13.464. Segundo a categoria, o benefício está previsto há sete anos, com sucessivos governos descumprindo a legislação.