É provável que as operações sejam totalmente suspensas nos aeroportos como o de Frankfurt, Berlim e Düsseldorf
Por Misto Brasil – DF
Os funcionários que atuam na segurança de 11 aeroportos da Alemanha planejam paralisar suas atividades nesta quinta-feira (01).
É provável que as operações sejam totalmente suspensas nos aeroportos de Berlim, Bremen, Dresden, Düsseldorf, Erfurt, Frankfurt, Hamburgo, Hanover, Colônia, Leipzig e Stuttgart.
O aeroporto de Munique e alguns aeroportos menores estão excluídos. No aeroporto de Frankfut, aterrissam e decolam voos diários de e para o Brasil, informou a Agência DW.
A greve foi convocada pelo sindicado Ver.di, que demanda um aumento de 2,80 euros por hora de trabalho, subsídios mais altos e bônus a partir da primeira hora extra, por um período de doze meses.
Atualmente, os trabalhadores de segurança contratados por empresas privadas que prestam serviços aos aeroportos ganham um piso de 20,60 euros por hora, o que resulta em um salário bruto de pouco menos de 3.300 euros por 160 horas mensais de trabalho.
Sobre esse valor, há também bônus para trabalho noturno, domingos e feriados públicos, bem como para horas extras.
O Ver.di afirma que a demanda leva em conta a perda do poder de compra devido à inflação e considera também um aumento salarial.
O negociador-chefe do sindicato, Wolfgang Pieper, afirmou que “já há uma escassez de trabalhadores qualificados que estejam preparados para trabalhar de forma extremamente flexível nos aeroportos, ao longo de todo o dia, nos finais de semana e nos feriados – a segurança no tráfego aéreo não vem de graça”.