O acidente aéreo aconteceu no município de Lago Ranco, no qual esteve envolvido um helicóptero cujo proprietário seria o ex-presidente
Por Misto Brasil – DF
O ex-presidente Sebastián Piñera morreu hoje (06) à tarde, por volta das 14h30, após a queda de um helicóptero. Três pessoas também saíram feridas no acidente que aconteceu no Lago Ranco, no Chile. Texto atualizado às 16h58.
Segundo fontes policiais, o ex-presidente estava entre os quatro passageiros que caíram na região de Los Ríos, de acordo com o site do jornal La Hora.
Era um dia chuvoso em Ranco e o ex-presidente, piloto experiente, viajava com outras três pessoas. Seu corpo ainda não pôde ser retirado do lago.
O Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres, Senapred, informou que Bombeiros, Carabineros, Samu e Marinha atuam no local.
O acidente aéreo aconteceu no setor rural de Ilihue, no município de Lago Ranco, no qual esteve envolvido um helicóptero cujo proprietário seria o ex-presidente da República, Sebastián Piñera, segundo fontes policiais.
Havia quatro ocupantes na aeronave, dos quais três conseguiram sair nadando, enquanto o piloto ficou preso entre as barras de ferro, de acordo com as primeiras informações.
Segundo o jornalista da TVN Matías del Río , que esteve na região, a irmã do presidente, Magdalena, e um amigo do empresário identificado como Ignacio Guerrero viajavam com o ex-presidente.
Quem era o ex-presidente chileno
Piñera, presidente em dois mandatos (entre 2010 e 2014 e 2018 e 2022), foi o primeiro presidente de direita na democracia e um dos fundadores da Renovación Nacional, uma das principais formações da direita tradicional chilena, informou El País
Casado desde 1973 com Cecilia Morel – com quem tem quatro filhos – Piñera combinou durante muitos anos a gestão pública com suas empresas. No final da década de setenta obteve a representação de cartões de crédito para o Chile e, desde então, seus sucessivos empreendimentos cresceram em ambição e sucesso.
Foi o principal acionista da companhia aérea Lan Chile (atual Latam), do canal de televisão Chilevisión e da Blanco y Negro, empresa que administra um dos clubes de futebol mais populares do país, o Colo-Colo.
Mas esta intersecção entre dinheiro e política não foi gratuita para Piñera: tanto a sua capacidade de ganhar dinheiro como de utilizar as lacunas em seu benefício foram o seu principal calcanhar de Aquiles na sua vida política.
Nascido em Santiago do Chile em 1949, é o terceiro dos seis filhos de Magdalena Echenique e José Piñera Carvallo, engenheiro e diplomata que educou seus filhos graças ao seu trabalho e que foi o fundador da Democracia Cristã Chilena, o partido que Durante décadas ele representou a classe média. As razões pelas quais o ex-presidente não se filiou ao partido do pai e acabou filiando-se à direita nunca ficaram totalmente claras.