As escolas devem receber cerca de 480 mil alunos pelos próximos 200 dias letivos. O encerramento do ano letivo será em dezembro
Por Misto Brasil – DF
As aulas na rede pública do Distrito Federal começam nesta segunda-feira (19). Na rede privada de ensino, o calendário escolar começou alguns dias antes do carnaval. A Secretaria da Educação garante que os problemas típicos desse início do ano foram reduzidos ao máximo.
Estão previstos o retorno ou o início para esta nova jornada do conhecimento aproximadamente 480 mil estudantes. O encerramento do ano letivo está previsto para o dia 19 de dezembro. Veja o infográfico logo abaixo.
Serão 200 dias letivos obrigatórios de aulas, além dos chamados dias letivos móveis – datas flexíveis ajustadas de acordo com a necessidade de cada unidade educacional.
De acordo com a Secretaria da Educação, além do ensino regular, o calendário escolar também será válido para as Instituições Educacionais Parceiras (IEP), como as creches conveniadas.
Para estudantes dos Centros Interescolares de Línguas (CIL), o cronograma de ensino será diferente, com as aulas do primeiro semestre iniciando em 26 de fevereiro e seguindo até 10 de julho.
O segundo semestre está programado para começar em 5 de agosto, com final em 20 de dezembro. O formato é o mesmo adotado pelas unidades de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Profissional e Tecnológica.
Sobre o Cartão Material Escolar
A Secretaria de Educação do Distrito Federal liberou o pagamento do segundo lote do Cartão Material Escolar (CME). Ao todo, neste lote, 25.775 estudantes de 22.668 famílias serão beneficiados com o pagamento. O valor foi de R$ 8.195.440.
No segundo lote, serão contemplados os beneficiários que não tinham o cartão físico. O primeiro lote, pago no início de fevereiro, contemplou 93.512 beneficiários que já tinham cartão físico.
Os estudantes e responsáveis podem verificar se foram contemplados no lote e onde retirar o cartão no site e aplicativo do GDF Social com base no CPF e data de nascimento.
Em 2023, foram produzidas e distribuídas 97.659.578 refeições nas escolas públicas. O trabalho é feito pelos 2.523 merendeiros que atuam nas cozinhas das unidades escolares públicas do DF.
