Andrey Morozov relatou aos seus 120 seguidores que a Rússia havia perdido 16 mil militares na captura de Avdiivka
Por Misto Brasil – DF
Um proeminente blogueiro russo pró-guerra foi encontrado morto após fazer uma postagem na qual afirmava que o exército russo havia perdido milhares de soldados durante a tomada da cidade ucraniana de Avdiivka, no leste do país.
A causa da morte de Andrey Morozov, que usava o pseudônimo “Murz” no aplicativo de mensagens Telegram, teria sido suicídio, informou a DW.
No domingo (18), Morozov escreveu aos seus 120 mil seguidores no Telegram que a Rússia havia perdido 16 mil militares e 300 blindados durante a captura de Avdeevka. O post foi amplamente criticado por propagandistas russos, que acusaram o blogueiro de “caluniar” o Ministério da Defesa.
Nas suas últimas mensagens, nesta terça-feira, Morozov relatou que estava sendo pressionado por seus “superiores” a excluir a postagem e anunciou seu suicídio. No mesmo dia, pessoas ligadas a ele confirmaram sua morte – alguns dizendo que ele havia se suicidado com um tiro.
A intimidação descrita por Morozov em sua última publicação ocorreu dias depois da morte do líder da oposição Alexei Navalny numa prisão russa e do assassinato na Espanha de um piloto russo que havia desertado durante a guerra.
O blogueiro, de histórico ultranacionalista, havia lutado ao lado de separatistas apoiados pela Rússia no leste ucraniano em 2014 e participado da invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022.
