O prazo para o registro de candidatos foi estabelecido para 21 a 25 de março, e a campanha eleitoral será realizada de 4 a 25 de julho
Por Misto Brasil – DF
A eleição presidencial da Venezuela será realizada em 28 de julho, anunciou nesta terça-feira (05) o Conselho Nacional Eleitoral (CNE).
O órgão controlado pelo governo fez o anúncio após um acordo firmado entre o regime de Nicolás Maduro e a oposição. O dia escolhido para a votação coincide com a data de aniversário de Hugo Chávez.
O prazo para o registro de candidatos foi estabelecido para 21 a 25 de março, e a campanha eleitoral será realizada de 4 a 25 de julho.
O presidente do CNE, Elvis Amoroso, anunciou numa entrevista coletiva que a diretoria do órgão aprovou “por unanimidade” a data das eleições.
Elas serão realizadas pouco mais de cinco meses antes de o vencedor assumir o cargo, em 10 de janeiro de 2025.
O cronograma “contempla todos os requisitos constitucionais, legais e técnicos”, disse Amoroso, ex-controlador responsável pela desqualificação de oponentes e sancionado pelos Estados Unidos em 2017 e pela União Europeia em 2020.
O anúncio da data também coincidiu com o 11º aniversário da morte de Chávez, cujo legado Maduro prometeu manter.
Maduro já parece estar fazendo campanha, com viagens ao interior do país para eventos governamentais e políticos que, até agora, vinham sendo exceção.
A oposição, por outro lado, está sob pressão, pois praticamente não tem candidato, depois que a ex-deputada María Corina Machado, favorita para a eleição presidencial, foi impedida de ocupar cargos públicos por 15 anos.