Geert Wilders abre caminho para um governo de direita com uma política voltada para menos imigração e asilo
Por Misto Brasil – DF
O ultradireitista Geert Wilders, cujo partido venceu as eleições legislativas de novembro passado na Holanda, anunciou que desistiu de ser o primeiro-ministro do país devido à falta de apoio ao seu nome dos partidos com os quais tenta formar uma coalizão de governo.
“Só posso me tornar primeiro-ministro se todos os partidos da coligação me apoiarem. Não foi este o caso”, afirmou Wilders em postagem na rede social X, após quase quatro meses de negociações em busca de uma solução.
Ele afirmou que, com sua renúncia a ocupar o cargo, ele abre caminho para um governo de direita com uma política voltada para menos imigração e asilo.
Em 23 de novembro, o Partido da Liberdade (PVV), liderado por Wilders, venceu as eleições legislativas com um discurso abertamente antieuropeu e islamofóbico. A sigla obteve 37 assentos no Parlamento de 150 cadeiras, vencendo confortavelmente o pleito, à frente da aliança de esquerda de Frans Timmermans, com 25 assentos.
Os quatro partidos de direita atualmente em conversas para formar uma coalizão, incluindo o PVV de Wilders, continuam em diálogo para uma aliança governamental, tendo concordado em buscar um acordo nos últimos dias.
Os detalhes devem ser anunciados nesta quinta-feira. O Parlamento deve discutir o assunto na próxima semana e decidir sobre as próximas etapas.