A planta industrial foi inaugurada na Serra do Salitre e vai reduzir a dependência do país na importação desse produto
Por Misto Brasil – DF
A Eurochem, líder global em fertilizantes, marca sua presença no Brasil com a inauguração de um complexo mineroindustrial de grande dimensão — o segundo maior da empresa no mundo — com investimento avaliado em US$ 1 bilhão (R$ 4,97 bilhões).
O presidente Lula da Silva (PT) e outras autoridades participaram na quarta-feira (13) da inauguração da planta química do complexo.
O complexo em Serra do Salitre , em Minas Gerais, visa produzir 1 milhão de toneladas de fertilizantes à base de fosfato anualmente, a partir de 2025.
A produção representa mudança no mercado brasileiro, com promessa de reduzir a dependência do país em 15% em relação aos produtos importados da matéria-prima essencial para a agricultura.
A empresa foi fundada e possui maior parte de seus ativos na Rússia, ainda que sua sede tenha sido transferida para Zug, na Suíça, em 2015.
A vice-presidente Jurídica e de Desenvolvimento Corporativo da Eurochem, Marissol Sapatel, ressalta à Sputnik Brasil o potencial da iniciativa para fortalecer as relações entre Rússia e Brasil.
“A Rússia detém a expertise de produção de fertilizantes e tem fornecido fertilizantes ao mundo. […] Isso faz com que o Brasil consiga melhorar os seus processos produtivos e consiga incrementar sua capacidade de produção de fertilizantes nacionalmente”.