Ícone do site Misto Brasil

Áreas de esqui cobertas de neve poderão desaparecer

Alaska neve EUA Misto Brasília

Alaska é um estado dos EUA conhecido pelas baixas temperaturas/Arquivo/Divulgação

Um dos fatores levados em consideração na pesquisa é que as emissões de gases prejudiciais ao clima, que não seriam reduzidos até 2100

Por Misto Brasil – DF

Uma em cada oito áreas de esqui cobertas de neve natural poderão desaparecer completamente neste século. É o que diz uma pesquisa da universidade de Bayreuth, na Alemanha, que examinou sete regiões montanhosas ao redor do mundo: Alpes Europeus, Andes, Apalaches (América do Norte), Alpes Australianos, Alpes Japoneses, Alpes da Nova Zelândia e as Montanhas Rochosas (América do Norte).

Um dos fatores levados em consideração na pesquisa é que as emissões de gases prejudiciais ao clima, como o CO2, não seriam reduzidas até 2100.

“Os Alpes Europeus registarão um declínio significativo nos dias de cobertura de neve até o final do século. No valor de 42%”, disse Monika Mitterwallner, líder do estudo, em entrevista a um programa de rádio da Baviera.

Ela também explica que o impacto não será homogêneo. “Haverá algumas áreas que continuarão a ter muitos dias de neve. E algumas que não terão mais neve“, relata, acrescentando que as áreas com neve garantida concentraram-se em regiões de altitudes mais elevadas.

Os alpes australianos serão os mais afetados pelo declínio da média anual de dias com cobertura de neve natural: 78%. Por outro lado, espera-se que o declínio seja mais baixo nas Montanhas Rochosas, com 23%, informou a DW.

Sair da versão mobile