Votação para presidente do país ocorre com forte atuação e vigilância da polícia e opositores estão sendo presos
Por Misto Brasil – DF
Ataques cibernéticos aos sistemas de informação de Moscou foram detectados nos Estados Unidos e no Reino Unido, disse Vadim Kovalev, chefe da Sede Pública de Observação Eleitoral em Moscou, neste sábado (16).
As eleições presidenciais na Rússia acontecem desde sexta-feira (15) e segue até este domingo (17).
“Se falamos do sistema de votação eletrônica remota, então não estamos detectando ataques ao nosso sistema pela primeira vez”, disse Kovalev, de acordo com a agência de notícias russa Sputnik.
“A única coisa que posso acrescentar é que eles são registrados aqui, inclusive por meio de redes botnet, são as redes condicionalmente localizadas na Rússia, mas podem ser adquiridas em qualquer país. Vemos que a maioria dos servidores de onde vêm os ataques estão localizados nos EUA e no Reino Unido, pelo menos é a forma como são detectados”.
???????? As assembleias de voto das eleições presidenciais russas que decorrem este fim de semana estão sendo gravadas com video-vigilância em directo para evitar fraudes eleitorais. pic.twitter.com/XGZsr015Jx
— geopol.pt (@GeopolPt) March 16, 2024
No entanto, apesar dos contínuos ataques, não houve perturbações, afirmou Olga Kirillova, chefe da Comissão Eleitoral de Moscou.
“Todo o equipamento que temos no nosso arsenal funcionou corretamente e, apesar dos ataques contínuos aos sistemas de informação, não houve avarias”, disse Kirillova neste sábado (16).
Mais de 90 mil ciberataques contra o portal da Comissão Eleitoral Central da Rússia, serviços públicos e outros recursos relacionados foram registrados pela empresa de comunicações Rostelekom em 15 de março, no primeiro dia das eleições presidenciais.
Os ciberataques geralmente eram de nível bem profissional e foram lançados do território da Ucrânia e dos EUA. Apesar do grande número e alta complexidade, todos os ciberataques foram repelidos.
