Evento será realizado na quarta e quinta-feira. O setor envolve a produção da canada-de-açúcar em mil municípios e gera 700 mil empregos
Por Misto Brasil – DF
Quarta e quinta-feira (10 e 11) será realizado o Cana Summit, o principal encontro do setor sucroenergético do Brasil. Lideranças, políticos e o mercado estarão reunidos no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília.
O evento deve receber cerca de 500 participantes, além de mais de 30 convidados que debaterão o futuro da produção brasileira. Veja a programação.
O Cana Summit reunirá além dos governadores, outros nomes do cenário político para debater as últimas tendências do setor e do mercado.
Os governadores Ronaldo Caiado (Goiás), Mauro Mendes (Mato Grosso), Eduardo Riedel (Mato Grosso do Sul), Romeu Zema (Minas Gerais) e Tarcísio de Freitas (São Paulo) irão participar na quinta-feira de um painel que discutir as políticas do setor.
No Brasil, esse setor está diretamente relacionado às culturas de cana-de-açúcar, uma vez que este é o principal insumo para os processos produtivos.
De acordo com a Frente Parlamentar da Agricultura (FPA), o setor sucroenergético compreende o ciclo produtivo da cana de açúcar que pode derivar em diversos produtos finais.
Atualmente, no Brasil, existem 367 usinas instaladas moendo aproximadamente 657,4 milhões de toneladas, sendo assim o segundo lugar em produção de etanol e 1º em açúcar em escala global.
Em termos financeiros, o PIB da cadeia sucroenergética é aproximadamente 2% do nacional, tendo mais de 1 mil municípios participando de suas atividades e gerando mais de 700 mil vagas de emprego formal.