O empreendimento surgiu a partir da união de dez vinhedos de famílias que chegaram no PDAF no final da década de 1970
Por Misto Brasil – DF
A primeira vinícola do Distrito Federal foi inaugurada neste sábado (20) e a partir de domingo (21) vai abrir para o público. Serão apresentados os rótulos que fazem uma homenagem a Brasília.
A Vinícola Brasília fica no Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF).
O empreendimento surgiu a partir da união de dez vinhedos de famílias que chegaram ao DF no final da década de 1970 e início de 1980. Vindos da região Sul e com tradição agrícola.
São cerca de 100 empregos diretos e potencial para mais outros 800 indiretos em torno da cadeia produtiva que envolve a Vinícola, que oferecerá visitas, degustações guiadas e cursos, entre outros atrativos.
O gerente comercial e de enoturismo da Vinícola Brasília, Artur Farias, acredita que o empreendimento ajuda a promover uma nova tradição no DF.
“São 10 produtores agrícolas com raízes em Brasília que decidiram plantar parreiras com essa característica de produção num lugar muito atípico. Viemos para ser uma vinícola disruptiva, inovadora e mostrar que é possível produzir com altíssima qualidade no Planalto Central”.
Fabrício Marchese, um dos sócios, explica que o sistema de produção é baseado na dupla poda, “que possibilita a colheita no inverno, fora do nosso período chuvoso. No mundo todo, a uva é colhida no verão, quando também não há chuva”, explica Fabrício Marchese.
Na abertura da Vinícola Brasília, também foi lançada a Rota das Uvas de Brasília, que integra agora a rota do turismo rural.
“Este é mais um local para a população do Distrito Federal conhecer, e conhecer com muito empenho, porque realmente está sendo feito um trabalho de grande êxito aqui nessa região como um todo”, disse o governador Ibaneis Rocha durante a inauguração, anotou a Agência Brasília.
O Monumental Syrah, lançado em 2023, ficou entre os 16 melhores na Avaliação Nacional de Vinhos, realizada em Bento Gonçalves (RS), em novembro passado, promovido pela Associação Brasileira de Enologia.
Também fazem parte da carta o Rosé Pilotis, o Sauvignon Blanc Cobogó, o Malbec Syrah Croqui, o Malbec Alvorada e o Syrah Alvorada. A estimativa é produzir cerca de 300 mil garrafas por ano.