Entre os microempreendedores do DF, 140,9 mil são homens (54,3%) e 118,6 mil (45,7%) mulheres, segundo o governo federal
Por Misto Brasil – DF
O Distrito Federal possui 412.184 microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte que podem ser beneficiados pelo Programa Acredita.
Entre as metas da iniciativa estão criar condições para ampliar o acesso a crédito, renegociar dívidas e garantir mais apoio a esses três setores da economia.
Em todo o país, são mais de 15,6 milhões de MEIs, dos quais 259.608 estão registrados no Distrito Federal. Entre os microempreendedores do DF, 140,9 mil são homens (54,3%) e 118,6 mil (45,7%) mulheres.
A capital federal também demonstra potencial no setor das microempresas, com 127.874 unidades desse tipo de negócio entre os mais de 6,69 milhões registrados no Brasil.
O setor de empresas de pequeno porte no Distrito Federal tem hoje 24.702 registros entre os mais de 1,21 milhão em todo o país que poderão ampliar o acesso a crédito por meio do Acredita.
O Acredita está baseado em quatro eixos principais.
O primeiro (Acredita no Primeiro Passo) é um programa de microcrédito para inscritos no CadÚnico. O segundo (Acredita no seu negócio) é voltado às empresas, por meio do programa Desenrola Pequenos Negócios e Procred 360.
Há ainda uma frente que visa a criação do mercado secundário para crédito imobiliário.
Há a aposta no Eco Invest Brasil – Proteção Cambial para Investimentos Verdes (PTE), que tem como objetivo incentivar investimentos estrangeiros em projetos sustentáveis no Brasil.
Dentro do eixo Acredita no seu Negócio, o Sebrae expandirá as linhas de crédito no âmbito do Fundo de Aval para a Micro e Pequena Empresa (FAMPE).