Ícone do site Misto Brasil

Reunião de emergência na Turquia após possível golpe de Estado

Turquia Erdogam presidenmte Misto Brasil

Erdogan é o atual líder da República da Turquia/Arquivo

Foram demitidos de vários agentes de polícia da direção de segurança de Ancara, acusados de ligações à organização

Por Misto Brasil – DF

O presidente da Turquia Recep Tayyip Erdogan realizou uma reunião de emergência com os chefes dos serviços secretos e do Ministério da Justiça.

O líder do Partido da Ação Nacionalista, Devlet Bahceli, alertou sobre um possível golpe de Estado preparado pelas autoridades policiais, disse a mídia turca nesta quarta-feira (15), segundo divulgou a Agência Sputnik.

Na terça-feira (14), a demissão de vários agentes de polícia da direção de segurança de Ancara, acusados de ligações à organização criminosa Ayhan Bora Kaplan, causaram preocupação generalizada.

Os agentes tiveram suas casas revistadas para apreensão de materiais informáticos e verificação de possível ligação com o planejamento de uma tentativa de golpe.

A situação pode ser uma conspiração contra o governo e a suspensão de vários agentes de polícia por si só não pode ser evitada, afirmou Devlet Bahceli, ao discursar em uma reunião do Partido da Ação Nacionalista no parlamento, alertando para uma possível repetição da tentativa de golpe de 2016 na Turquia.

O presidente trealizou uma reunião de emergência durante a noite com o ministro da Justiça, Yilmaz Tunc, e o diretor da Organização Nacional de Inteligência, Ibrahim Kalin, na residência do presidente, após um aviso de Bahceli, segundo a mídia turca.

O ministro do Interior turco, Ali Yerlikaya, anunciou já nesta quarta-feira (15) a intenção de identificar estruturas que trabalham contra as autoridades e o povo do país para que sejam levadas ao tribunal.

Sair da versão mobile