Ícone do site Misto Brasil

Descoberto no Brasil fóssil de um réptil de 237 milhões de anos

Réptil dinossauro brasileiro Misto Brasil

Animal do grupo dos pseudosuchianos era do tamanho de um cachorro/Reprodução X

O animal, que era do grupo dos pseudosuchianos era do tamanho de um cachorro, com cerca de um metro de comprimento

Por Misto Brasil – DF

O paleontólogo Rodrigo Müller, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), anunciou nesta quinta-feira (20), a descoberta do fóssil de um réptil anterior aos dinossauros que habitou a região Sul do Brasil, há 237 milhões de anos.

Em sua publicação na revista Scientific Reports, o paleontólogo afirma que o animal, que era do grupo dos pseudosuchianos era do tamanho de um cachorro, com cerca de um metro de comprimento e precedeu os dinossauros da região.

No entanto, a descoberta do esqueleto fossilizado foi feita pelo paleontólogo amador gaúcho Pedro Lucas Aurélio, cujo sobrenome foi incorporado ao nome científico dado ao animal, Parvosuchus aurelioi.

O fóssil, do qual foram recuperados o crânio, a pelvis, algumas vértebras e parte das patas traseiras, tinha pernas mais altas do que os jacarés e crocodilos atuais, o que dava ao animal um formato estranho em comparação a esses répteis modernos.

“Antes da ascensão dos dinossauros e dos pterossauros, os pseudosuchianos – répteis da linhagem dos crocodilianos – dominavam os ecossistemas terrestres do Triássico”, escreveu o pesquisador, com referência ao período que durou de 250 milhões a 200 milhões de anos atrás.

Sair da versão mobile