Ícone do site Misto Brasil

Pela primeira vez, mulheres integram a tropa de elite da Marinha

Fuzileiros Navais mulheres em treinamento Marinha Misto Brasil

As primeiras mulheres passam agora por treinamento nos Fuzileiros Navais/Arquivo/Divulgação/Marinha

Compartilhe:

Dos 662 jovens que compõem a Turma 1 de 2024 dos Fuzileiros Navais, 114 são mulheres, provenientes de vários estados do país

Por Misto Brasil – DF

A Marinha do Brasil concluiu os últimos treinamentos do Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN) que vão entrar para a história este ano. Pela primeira vez, o quadro de formandos da turma de Fuzileiros Navais terá presença feminina.

Dos 662 jovens que compõem a Turma 1 de 2024, 114 são mulheres, provenientes de vários estados do país.

O Corpo de Fuzileiros Navais é a tropa de elite da Marinha, e a formação das soldados consolida a inclusão das mulheres em todas as áreas da corporação, incluindo atividades operativas.

Com a medida, a Marinha pretende até 2030 elevar de 11,7% para 27% a participação feminina em seu efetivo, superando, por exemplo, os números dos EUA, que até 2021 contavam com 20,5% de mulheres na Marinha.

O fato inédito está alinhado ao histórico de inovação da Marinha em relação à inclusão feminina, uma vez que a corporação foi a primeira das Forças Armadas a dar protagonismo às mulheres em 1980, com a criação do Corpo Auxiliar Feminino da Reserva da Marinha, por meio da Lei nº 6.807.

A formatura das soldados fuzileiros navais vem na esteira da decisão tomada no início do mês pelo Ministério da Defesa, que autorizou o alistamento militar de mulheres, pela primeira vez, a partir de 2025.

A única diferença é que o alistamento de mulheres será feito de forma voluntária, diferentemente dos homens, que é obrigatório.

A Sputnik Brasil acompanhou os últimos treinamentos da turma feminina de Aprendizes-Fuzileiros Navais (A-FN), no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA), em Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro, para entender como funciona o treinamento e conversar com as soldados sobre o que as motivou a integrar a tropa de elite da Marinha.

Sair da versão mobile