Ícone do site Misto Brasil

Intel Corporation estuda criar data center no próximo ano

Acordo GDF Intel Data Center DF Misto Brasil

Acordo firmado entre a Intel e o governo do DF para criação de um data center/Divulgação

Compartilhe:

Em janeiro devem começar os treinamentos do empreendimento que podem coriar até 900 empregos diretos no Distrito Federal

Por Misto Brasil – DF

O Governo do Distrito Federal (GDF) e a Intel Corporation, empresa multinacional do setor tecnológico, assinaram uma Carta de Intenções Não Vinculante (LOI) para a instalação de um data center.

A estimativa é criar de 800 a 900 empregos diretos.

O acordo envolve a assinatura da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), por meio de sua subsidiária Biotic S/A., que está à frente do Parque Tecnológico de Brasília, e da Intel Corporation, gigante global do setor tecnológico presente no Brasil desde 1997.

Segundo o protocolo de intenções, a Intel pretende trabalhar a capacidade de processamento em larga escala de inteligência artificial (IA), soluções de nuvem para processamento seguro de dados governamentais, entre outras atividades.

A empresa se compromete a financiar os recursos internos necessários para o desenvolvimento do projeto.

A empresa também se encarregará da criação de um estudo de caso para descrever os resultados e benefícios potenciais da colaboração.

O Distrito Federal e a Biotic S/A. fornecerão suporte técnico e acesso às informações e locais necessários para a realização do projeto.

“Queremos trazer o primeiro Data Center da Intel no Brasil para o Distrito Federal. A partir de janeiro poderemos ter cursos preparatórios para que, na sequência, o Data Center seja instalado”, detalha o representante da Intel no Brasil, Ricardo Pimentel.

O governador Ibaneis Rocha disse que “esperamos que essa carta de intenções possa gerar um ambiente de negócios dinâmico e inovador para o DF, consolidando a nossa cidade como um importante hub tecnológico na América do Sul”, disse.

O presidente da Biotic, Gustavo Dias Henrique, garantiu que “oferecemos um espaço físico para ocupação da Intel lá no Biotic. Eles vão poder instalar um laboratório dentro do Parque”.

Sair da versão mobile