As convenções coletivas de trabalho estabeleceram uma regra para o funcionamento parcial de diversas atividades econômicas no Distrito Federal
Por Misto Brasil – DF
O comércio no Distrito Federal estará parcialmente fechado no próximo sábado (07), Dia da Independência do Brasil. A abertura ou o fechamento das atividades econômicas é o resultado de uma convenção coletiva entre os comerciários e os donos das empresas.
As empresas da base do Sindivarejista-DF têm autorização para funcionar. O comércio de rua e de shopping poderão funcionar, conforme os horários do estabelecimento para o dia da semana.
A Federação do Comércio informou que os comerciários vinculados ao Sindipel (Sindicato das Papelarias) e Sindigêneros (Sindicato do Comércio Varejista de Carnes e Frutas) não estão autorizados a trabalhar.
Os trabalhadores de açougues e minimercados podem abrir normalmente.
Restaurantes, bares, supermercados, feiras e drogarias também podem funcionar normalmente no feriado, de acordo com informações repassadas pelo Sindhobar-DF, Sindsuper-DF, Sindifeira-DF e Sincofarma-DF.
Segundo a Fecomércio-DF, “os empresários que optarem por abrir seus comércios neste dia devem observar nas convenções coletivas o certificado de abertura aos domingos e feriados” .
A empresa que descumprir as condições previstas ficará sujeita ao pagamento de multa em favor do empregado e do sindicato dos empregados.