Os organizadores do ato estimam que em toda França o protesto tenha levado cerca de 300 mil cidadãos às ruas
Por Misto Brasil – DF
Mais de 26 mil pessoas participaram de uma manifestação neste sábado (07), em Paris, que exigia a renúncia do presidente da França, Emmanuel Macron.
Segundo informou a emissora francesa BFMTV, os organizadores do ato estimam que em toda França o protesto tenha levado cerca de 300 mil cidadãos às ruas.
A Prefeitura de Paris informou que cinco pessoas foram presas durante a manifestação na capital. Segundo um correspondente da Sputnik, os manifestantes iniciaram a marcha partindo da Praça da Bastilha em direção à Praça da Nação.
Durante a marcha, entoaram frases como “Macron, vá embora”, “Macron, renuncie” e “Macron é antidemocracia”.
Os participantes também protestaram contra a nomeação de Michel Barnier para o cargo de primeiro-ministro.
Radicais do grupo chamado black bloc depredaram vários pontos de ônibus e derrubaram e incendiaram latas de lixo.
Na quinta-feira (5), 60 dias após o fim das eleições parlamentares antecipadas na França, Macron nomeou Barnier, de 73 anos, como o novo chefe de governo.
Barnier se tornou o político mais velho no cargo, sucedendo Gabriel Attal, de 35 anos, o mais jovem a ocupar o posto.
Mais conhecido em Bruxelas do que em seu país natal, Barnier recebeu o apelido de Sr. Brexit na França e, por causa de sua semelhança com o presidente americano, também foi chamado de “Joe Biden francês”.
Antes da nomeação de Barnier, Macron descartou a participação da coligação de esquerda no governo em formação, embora a coligação tenha vencido as eleições, conquistando 182 assentos no parlamento.
