Ícone do site Misto Brasil

Cartilha alerta sobre o novo golpe aplicado pelo WhatsApp

WhatsApp aplicativo mensagens Misto Brasília

Pagamentos também podem ser liberados pelo aplicativo/Arquivo

A rede social é usada por 85,96% das pessoas do Distrito Federal para troca de mensagens e também para ganhar dinheiro

Por Misto Brasil – DF

Um novo golpe na praça, chamado de “conta clonada”, utiliza o WhatsApp para enganar as pessoas.

Os bandidos encontraram um campo fértil para esta modalidade, pois 85,86% da população do Distrito Federal usa a rede social no seu dia a dia para mensagens e também para ganhar dinheiro.

O golpe consiste na informação falsa sobre a troca de número do Whatsapp a amigos e familiares, simulando alguma situação que precise da transferência urgente de valores em dinheiro.

Para alertar os internautas, foi publicada uma cartilha feita pelo Núcleo de Combate aos Crimes Cibernéticos (Ncyber) do Ministério Público do Distrito Federal.
Entre as recomendações, destaca-se a importância de alertar imediatamente os contatos sobre o golpe, incluindo aqueles em outras redes sociais. É importante denunciar o número falso no WhatsApp e reunir todas as evidências necessárias para registrar a ocorrência na Polícia Civil.
A publicação também orienta sobre práticas preventivas, como não compartilhar dados pessoais, verificar cuidadosamente os destinatários antes de realizar transferências e ativar a autenticação em duas etapas no WhatsApp.
Essas medidas podem ajudar a proteger os usuários contra esse e outros golpes semelhantes. Veja o conteúdo da cartilha.
Sair da versão mobile