Ícone do site Misto Brasil

Ex-presidente peruano Alberto Fujimori morreu aos 86 anos

Alberto Fujimori Peru ex-presidente Misto Brasil

Alberto Fujimori governou o Peru e depois foi condenado/Arquivo/Divulgação

Compartilhe:

Fujimori, o nikkei que governou o Peru com mão de ferro na década de 1990, permaneceu na casa de sua filha, no bairro de San Borja, em Lima

Por Misto Brasil – DF

O ex-presidente peruano Alberto Fujimori morreu nesta quarta-feira em Lima, aos 86 anos, conforme anunciou sua filha, Keiko Fujimori em X.

“Depois de uma longa batalha contra o câncer, nosso pai, Alberto Fujimori, acaba de partir para encontrar o Senhor. Pedimos a quem o apreciou que nos acompanhe com uma oração pelo descanso eterno da sua alma. Muito obrigado pai! Keiko, Hiro, Sachie e Kenji Fujimori”, escreveu ele, de acordo com registro do El País.

Fujimori, o nikkei que governou o Peru com mão de ferro na década de 1990, permaneceu na casa de sua filha, no bairro de San Borja, em Lima.

O autocrata, condenado a 25 anos de prisão por ser o autor direto dos massacres dos casos Barrios Altos e La Cantuta, foi libertado da prisão em dezembro do ano passado devido a uma decisão do Tribunal Constitucional que revalidou um indulto humanitário concedido em 2017.

A decisão contrariou uma ordem da Corte Interamericana e colocou o Governo em uma posição de desprezo pelo sistema interamericano.

O executivo de Dina Boluarte falou horas antes através das redes sociais.

“Da Presidência da República manifestamos a nossa preocupação com a saúde do ex-presidente Alberto Fujimori e esperamos pela sua rápida recuperação. Estendemos nossa solidariedade e força à sua família”, afirma a mensagem.

Várias fontes jornalísticas alertaram nas últimas horas que o seu estado era crítico.

Na semana passada, ele foi flagrado pela imprensa em uma cadeira de rodas, saindo de uma clínica local. Quando questionado sobre o seu estado de saúde, apenas conseguiu dizer que tinha ido fazer alguns exames sobre as suas múltiplas doenças.

Antes de suas mortes serem conhecidas, um padre foi visto saindo da casa de Keiko Fujimori, líder do partido Força Popular. Também participaram alguns parlamentares do partido Orange e seu médico de família.

Sair da versão mobile