Desde quinta-feira áreas da Áustria, República Tcheca, Hungria, Romênia e Eslováquia têm sido atingidas por um temporal
Por Misto Brasil – DF
Quatro pessoas morreram na Romênia em enchentes provocadas pela tempestade Boris, que vem provocando chuvas torrenciais e na Europa Central e Oriental.
Desde quinta-feira (12), áreas da Áustria, República Tcheca, Hungria, Romênia e Eslováquia têm sido atingidas por ventos fortes e chuvas excepcionalmente torrenciais.
Cerca de 100 mil bombeiros foram mobilizados na República Tcheca, onde quase 2.900 incidentes foram registrados na sexta-feira, a maioria deles devido à queda de árvores e inundações.
Quase 50 mil residências ficaram sem eletricidade no sábado (14), informou a empresa de energia tcheca CEZ, e um hospital na cidade de Brno, no sudeste do país, foi evacuado na manhã de sábado.
“Estamos novamente enfrentando os efeitos da mudança climática, que estão cada vez mais presentes no continente europeu, com consequências dramáticas”, disse neste sábado (14) o presidente romeno Klaus Iohannis.
“Precisamos continuar a fortalecer nossa capacidade de prever eventos climáticos extremos.”
Na Romênia, quatro corpos foram encontrados na região mais afetada, Galati, no sudeste do país, onde 5 mikl casas foram danificadas.
Centenas de pessoas foram resgatadas em 19 partes do país, informaram os serviços de resgate, divulgando um vídeo de casas inundadas em um vilarejo às margens do rio Danúbio.
“Esta é uma catástrofe de proporções épicas“, disse Emil Dragomir, prefeito do vilarejo de Slobozia Conachi, em Galati, onde, segundo ele, 700 casas foram inundadas.
O primeiro-ministro Marcel Ciolacu está visitando a área, enquanto o presidente Iohannis enviou suas “condolências às famílias em luto”.
A Eslováquia declarou estado de emergência na capital, Bratislava.
Na Polônia, o governo alertou para potencial de desastre no sudoeste do país durante a tarde e a noite de sábado, informou a DW.