Essa será a primeira intervenção completa na desde a inauguração, em 1960. É preciso ainda um acordo de cooperação
Por Misto Brasil – DF
A reforma da Praça dos Três Poderes deverá ocorrer em quatro etapas, segundo um entendimento inicial após uma reunião que reuniu representantes dos governos federal e distrital.
Essa será a primeira intervenção completa na Praça dos Três Poderes desde a inauguração, em 1960.
Começará com a manutenção, reforma da estrutura, restauro das obras e instalação de iluminação e acessibilidade, e construção do plano de manutenção permanente.
As obras serão realizadas pela Novacap após um acordo de cooperação técnica para estabelecer os parâmetros dessa reforma.
“Os entendimentos foram muito bons entre o governo federal e o Governo do Distrito Federal”, afirmou o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo.
“A ideia é avançar numa pactuação que começou a ser dialogada sobre os encaminhamentos da praça como um todo, que é uma praça que nunca sofreu um reparo completo”, comentou o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass.
O presidente da Novacap, Fernando Leite, garantiu que “temos toda uma história por trás, além de estudos e projetos que demonstram a importância desse trabalho. Vejo com muita alegria e afirmo que a Novacap está pronta para começar”.
A Praça dos Três Poderes teve um aumento grande de pessoas depois da abertura da Casa de Chá por meio do café-escola Senac. Em menos de três meses já teríam passado pelo local 30 mil pessoas.