Ícone do site Misto Brasil

Intelectuais de vários países pedem apoio do Brasil contra o X

Elon Musk Twitter Tesla Misto Brasília

Musk comprou o Twitter e disse que é pela liberdade de expressão mundial/Arquivo/Reprodução Twitter/Elon Musk

A carta se refere explicitamente à “disputa do Brasil com Elon Musk”, o bilionário que é dono da rede social

Por Misto Brasil – DF

Um grupo de mais de 50 intelectuais de vários países (entre eles Argentina, Austrália, Espanha, Estados Unidos, França, Itália e Suíça) divulgou nesta terça-feira (17) uma carta aberta na qual pedem “apoio ao Brasil em sua busca por soberania digital” perante “ataques das empresas big tech“.

A carta se refere explicitamente à “disputa do Brasil com Elon Musk”, o bilionário que é dono da rede social X (ex-Twitter). Entre os signatários estão os economistas franceses Gabriel Zucman, Julia Cagé e Thomas Piketty e o ex-ministro da Economia da Argentina Martín Guzmán.

Na carta, os intelectuais afirmam que o caso brasileiro se tornou a principal frente num conflito global que opõe as grandes corporações de tecnologia àqueles que “buscam construir um espaço digital democrático e centrado nas pessoas, com foco no desenvolvimento social e econômico.”

“Todos aqueles que defendem valores democráticos devem apoiar o Brasil em sua busca pela soberania digital”, afirmam. “Quando seus interesses financeiros estão em jogo, elas [as grandes empresas de tecnologia] trabalham de bom grado com governos autoritários.”

“A disputa do Brasil com Elon Musk é apenas o mais recente exemplo de um esforço mais amplo para restringir a capacidade de nações soberanas de definir uma agenda de desenvolvimento digital livre do controle de megacorporações sediadas nos EUA”, afirmam os signatários da carta aberta, intitulada Contra o Ataque das Big Tech às Soberanias Digitais.

Sair da versão mobile