Ícone do site Misto Brasil

Tribunal aplica multa contra SindSaúde pela greve dos trabalhadores

SindSaude-DF Marli Gonçalves detenção PMDF Misto Brasil

Marli Gonçalves, presidente do SindSaúde, é detida pela PMDF/Divulgação SindSaúde

Compartilhe:

Também está sendo multado o sindicato dos médicos, categoria que também está em greve no Distrito Federal há 16 dias

Por Misto Brasil – DF

É abusiva a greve dos servidores da saúde no entendimento da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Caso a greve continue, haverá uma multa diária de R$ 50 mil aplicada contra o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde (SindSaúde-DF).

Na decisão liminar, o desembargador Getúlio de Moraes escreveu que a greve contém “risco de afetação grave à saúde pública, sobretudo porque retirou do Distrito Federal a possibilidade de tomar providências para garantia da manutenção do serviço público essencial”.

Pela manhã, houve uma manifestação dos trabalhadores na frente do Palácio do Buriti, quando policiais militares dispararam gás de pimenta sobre os manifestantes.

Na ocasião, a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, foi detida por desobediência e levada para a 5ª Delegacia de Polícia. O sindicato pede um reajuste de 27% dividido em três vezes, de acordo com a proposta encaminhada ao governo distrital.

Também estão em greve há 16 dias os médicos contratados pelo sistema de saúde pública. Eles são representados pelo Sindicato dos Médicos (SindMédico-DF) que reclama da falta de reajuste salarial e acusa o governo pela crise no setor. Além disso, querem a nomeação dos aprovados em concurso.

Contra o Sindicato dos Médicos também há uma proibição de greve, com ameaça de multa diária de R$ 200mil.

Sair da versão mobile