Ele também pediu no Conselho de Segurança que “uma segunda cúpula de paz” seja preparada na Ucrânia para encerrar o conflito com a Rússia.
Por Misto Brasil – DF
Durante reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) realizada nesta terça-feira (24), o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, disse não estar disposto a manter conversas com a Rússia para solucionar o conflito na Ucrânia.
Em seu discurso, Zelensky novamente defendeu o uso de sua fórmula de paz para resolver o conflito, escreveu a Agência Sputnik.
Ele também pediu que “uma segunda cúpula de paz” seja preparada na Ucrânia para encerrar o conflito com a Rússia.
Zelensky também convidou a China, o Brasil, os países asiáticos, os países latino-americanos, os Estados Unidos e outros a participarem do processo de resolução.
O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, se encontrou com o presidente dos EUA, Joe Biden, na Casa Branca, onde discutiram a Ucrânia, o Oriente Médio e o Indo-Pacífico.
ABBC News informou que após a reunião, Starmer não deu nenhuma indicação se o Reino Unido e os EUA permitiriam que a Ucrânia usasse armas de longo alcance dentro da Rússia.
O presidente russo, Vladimir Putin, alertou contra tal movimento, dizendo que representaria a “participação direta” da OTAN na guerra da Ucrânia.
Biden diz que Putin “não prevalecerá” na guerra na Ucrânia, durante reunião com Starmer
Anteriormente, Moscou expulsou seis diplomatas britânicos e os acusou de espionagem – o Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido disse que as alegações eram “completamente infundadas”
O momento da mudança de Moscovo não foi acidental, escreve a nossa correspondente da Europa de Leste, Sarah Rainsford.