Ícone do site Misto Brasil

Tesla faz visitas surpresa nas casas de funcionários que declaram doença

Tesla Alemanha Misto Brasil

Fábrica da Tesla que fica no interior da Alemanha, próximo a Berlim/Arquivo/Divulgação

Compartilhe:

De acordo com a direção da fábrica, a taxa de ausência médica na fábrica em Grünheide chegou a 17% em agosto e 11% nos primeiros dias de setembro

Por Misto Brasil – DF

A direção da fábrica da Tesla no estado alemão de Brandemburgo vem ordenando visitas surpresa de inspeção nas casas de funcionários que se ausentarem do trabalho alegando motivos de doença.

A política foi revelada em uma reportagem publicada nesta quarta-feira (25) pelo jornal Handelsblatt, que teve acesso ao áudio de uma reunião interna no qual diretores da filial alemã se queixaram das ausências e discutiram os resultados das inspeções. A adoção da medida foi criticada pelo sindicato de metalúrgicos do país como uma “ação absurda”.

No áudio da reunião, realizada na semana passada, segundo o jornal, dois diretores da “gigafábrica” de Grünheide, nos arredores de Berlim, conversaram sobre como alguns inspetores foram recebidos com “agressividade” quando tocaram a campainha das residências dos funcionários ausentes.

Ainda segundo a reportagem, o diretor de produção André Thierig e o diretor de Recursos Humanos da filial, Erik Demmler, também insultaram funcionários com alto índice de ausências, dizendo que eles “não têm honra”.

“Nós não vamos tolerar que algumas pessoas tenham que arcar com mais peso em suas costas porque outros não estão com vontade de ir ao trabalho“, disse Thierig na reunião. “Não há lugar nesta fábrica para pessoas que não queiram sair da cama.”

A fábrica de Grünheide foi inaugurada em 2022, e conta com cerca de 12 mil funcionários. A Tesla, que tem o bilionário Elon Musk como CEO, é a maior empregadora privada do estado alemão de Brandemburgo.

A fábrica, no entanto, costuma ser alvo de controvérsias, como críticas de ambientalistas sobre a derrubada de árvores para a expansão da planta, além de reportagens que abordam denúncias de assédio, desorganização e más condições de trabalho.

De acordo com a direção da fábrica, a taxa de ausência médica na fábrica em Grünheide chegou a 17% em agosto e 11% nos primeiros dias de setembro. Em termos estatísticos, os funcionários da Tesla ficam doentes com mais frequência do que a média nacional. De acordo com o Departamento Federal de Estatística, a média em toda a Alemanha foi de 6,1% no ano passado e de 5,2% no setor automobilístico em geral.

Sair da versão mobile